domingo, 2 de fevereiro de 2014

vamos aprender o que é dentro da maquina: Como funciona seu computador.

As crianças já nascem “plugadas” na tecnologia

Quem nasce hoje, nasce “plugado” na tecnologia, querendo ou não. São aparelhos que já circundavam o corpo da mãe, em ultrassons super modernos, foram horas de “papo” escutado quando a mãe falava ao telefone, ao celular, dançava cantando aquela musiquinha do ifone, as pesquisas na internet, o barulhinho do computador…E logo ao nascerem, aqueles brinquedos lindos, que fazem de tudo e os jogos maravilhosos que estão cada vez mais impossíveis de se resistir… Quem nasce hoje está irremediavelmente ligado à tecnologia. Não é à toa que para um dos maiores especialistas em educação e tecnologia, Prensky, “por mais que os adultos consigam adquirir fluência nos computadores, nós somos o que ele chama de “imigrantes” digitais e as crianças, “nativas”…

Música para acalmar a criançada

SUGESTÃO DE FILME, MUITO BOM

Tecnologia e Educação - A mudança aconteceu

MUSICA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

MODERNISMO TECNOLOGICO

Internet e educação: O final do século XX trouxe a revolução da tecnologia e com ela novas exigências pessoais e profissionais. Vive-se um mundo que valoriza as competências, e o dinamismo, a agilidade de informações e a alta tecnologia dos meios de comunicação, exigem cada vez mais o preparo para responder às demandas da sociedade moderna, sigificando que também na educação há que se oferecer ao aluno condições atrativas e desafiodoras.No âmbito da disciplina Tecnologia e informática na Educação desenvolvemos este blog com o tema proposto para compartilhar nossas idéias e abrir discussão do que pode revolucionar o ensino e do que não passa de ferramenta de marketing.

Diante dessa complexa rede de relações digitaisem que estamos inseridos, é preciso levantar algumas questões sobre os tempos pós-modernos que afeta e transforma a vida social.

http://www.youtube.com/watch?v=DQlsJ2UisJk">

Na sociedade contemporânea novos conceitos, valores, saberes e relações se estabelecem e começam a emergir a partir da presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Feflexão sobre as tecnologias futuras. Podemos e devemos utilizar as TIC como ferramenta de ensino/aprendizagem porque é um investimento para as futuras gerações, isso é um desafio, educar crianças que já estão inseridas nesse processo porque ainda estamos aprendendo.s

A próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir ficará a margem dos próprios alunos. O contato com as tecnologias ampliam os horizonte dos educandos e acena para novas possibilidades pedagógicas.O professor não deve pensar que vai perder seu emprego por conta da informática... mas sim utiliza-lo com meio de melhorar a prática na qualidade de ensino. Se preparar para o futuro é estar conectado, se utilizando dos recursos tecnológicos, se atualizando, reconhecendo que faz parte desse processo gerando autonomia e facilitando o aprendizado.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

As Novas Tecnologias e as Crianças... Com frequência se enfatiza os supostos benefícios que a moderna tecnologia pode nos proporcionar. Mas precisamos compreender que tudo precisa ser usufruído com sabedoria, com inteligência e sensatez. Se os benefícios são indiscutíveis, os malefícios, de forma intencional, quase nunca são mencionados. Mas, se colocarmos tudo numa balança usando como medida o bom senso podemos ver a coisa de outra forma, com mais inteligência, o que poderá nos proporcionar melhores resultados.

Software livre é a possibilidade do usuário ter sua própria Identidade.
A VELOCIDADE NA INFORMAÇÃO



A humanidade trabalha com a informação há milhões de anos, entretanto, nas últimas décadas houve um desenvolvimento surpreendente nessa área, por meio da utilização da tecnologia, destacando-se a utilização intensa de computadores.
As informações se multiplicam num ritmo tão intenso que é cada vez mais, impossível a qualquer pessoa, inclusive ao leitor mais voraz, ficar atualizado com tudo o que se publica nos jornais, revistas e sites. Os executivos não podem mais estar informados de tudo o que se produz em sua área de atividade, porque mesmo se dedicando a estudar todo o seu tempo, não seria suficiente. Aqui em Alagoas os sites de noticias, com informações imediatas, viraram febre, hoje é mais fácil vê a notícia na internet no que no jornal imprenso ou até mesmo na televisão. O internauta ficar por dentro de tudo o que esta acontecendo; isso seria impossível com o impresso, porque a notícia só seria publicada no dia seguinte.
 A importância da informação e do conhecimento no mundo contemporâneo tem sido usualmente associada ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Com todas essas tecnologias, a dimensão local da informação, só veio a acrescentar.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014



REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO, TUDO A VER!






Inclusão digital


Sociedade contemporânea: a nova relação com o saber - 

"...os processos tradicionais de aprendizagem tornam-se, de certa forma, obsoletos, em função de uma série de fatores, entre eles a necessidade de renovação dos saberes, a nova configuração do mundo do trabalho e o ciberespaço, que suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas."

E nós como futuros educadores temos que estar cada vez mais inteirados quanto a essa nova configuração.


INCLUSÃO DIGITAL

O governo eletrônico também atua por meio da inclusão digital para que o cidadão exerça a sua participação política na sociedade do conhecimento. As iniciativas nessa área visam garantir a disseminação e o uso das tecnologias da informação e comunicação orientadas ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, centrados nas pessoas, em especial nas comunidades e segmentos excluído


intro-informatica.jpg


Durante anos a luta foi pelo direito a informação, pela liberdade de expressão. A luta agora deve ser pela acessibilidade dos cidadãos exercerem esse direito, que pode começar – por que não? – pela verdadeira inclusão digital. Reitero aqui que, em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.


                                                        

CIBERCULTURA
O texto Dilúvios de Pierre Lévy traz uma discussão acerca do que a cibercultura representa hoje para a sociedade. Não consiste exatamente em defendê-la como um bem inegável, mas propõe exatamente enxergar nela as potencialidades mais positivas, seja nos planos econômico, político, cultural e humano.
Lévy coloca que a cibercultura é um movimento que oferece novas formas de comunicação, o que chama a atenção de milhares de jovens pelo mundo. Assim, ele lembra que aqueles que denunciam a cibercultura têm certa aparência com os que denunciavam o rock e o cinema há algumas décadas. Sendo que estes por inúmeras vezes foram porta-vozes dos sonhos e aspirações da juventude na época. Não necessariamente acabando com a fome a miséria, mas permitindo que muitos se divertissem ao ouvir ou tocar suas músicas.


MULTICULTURALISMO E GLOBALIZAÇÃO
                                                         

Falar de multiculturalismo é falar das diferenças, é falar das misturas de culturas e isso só é possível por causa da globalização.


O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc, posto que se trata de indivíduos de raças diferentes entre si. Por Francisca Araujo